top of page

QUAIS SÃO OS EXAMES DE AUDIÇÃO ?

  • Cibele Brugnera
  • 24 de nov. de 2020
  • 2 min de leitura

AUDIOMETRIA: mede o quanto ouvimos em várias frequências, graves e agudas. O padrão de normalidade foi estabelecido em função da média da audição da população mundial.

IMITÂNCIA ACÚSTICA: avalia a parte do ouvido que conduz os sons para dentro do ouvido interno. Esse exame ajuda a detectar se estamos com algum quadro de secreção ou infecção no ouvido, como está a pressão do ouvido médio, além de medir um reflexo de proteção a sons fortes, e que participa também na modulação dos sons de fala.

EXAMES ELETROFISIOLÓGICOS

Existem exames, os chamados eletrofisiológicos, que auxiliam na detecção de outros problemas que possam existir no ouvido ou mais para dentro, nos nervos ou no Sistema Nervoso Central, e que estejam contribuindo para a perda de audição e/ou para a perda de equilíbrio.

À partir de que idade costuma se fazer audiometria ?

É muito importante avaliar a audição das crianças. Se houver alguma problema auditivo, esse deve ser tratado precocemente, já que nessa fase a criança necessita de uma boa estímulação auditiva para o desenvolvimento da linguagem oral.

Aqui no consultório realizamos esses exames à partir dos 2 anos de idade, utilizando estratégias que permitam nos dar informações consistentes, mesmo que apenas em algumas frequências. As crianças nos surpreendem !

O QUE É O QUANTO OUVIMOS ?

O ouvido humano é capaz de perceber sons que variam de 20 Hz à 20.000Hz. Isso varia entre as diferentes espécies animais. Mas a audiometria pesquisa o limiar de audição nas frequências de 250 Hz à 8000Hz, e às vezes em frequências um pouco mais altas.

FREQUÊNCIAS SONORAS OUVIDO PELO HOMEM E ALGUNS ANIMAIS

O ouvido humano é capaz de ouvir as frequências compreendidas entre os 20 Hz (frequência mais grave) e os 20.000 Hz (frequência mais aguda).Utilizando como referência a audição humana, os sons de frequência inferior a 20 Hz são chamados de infrasons. Animais como o elefante por exemplo, são capazes de os captar.

Já sons para nós inaudíveis por terem frequência superior a 20000 Hz, chamados de ultrassons, podem ser percebidos por um cão ou um gato, que ouvem até aos 40000 Hz . Já um morcego é capaz de captar frequências sonoras de até 160.000 Hz.

 
 
 

Comments


bottom of page